CPS participa de evento de lançamento do Programa da AWS

Além de conectar instituições de ensino a empregadores para equiparar o conteúdo ensinado com as qualificações buscadas em vagas de tecnologia, AWS Skills to Job Tech Alliance ainda promove a inclusão de mulheres no mercado de TI.

A AWS quer democratizar o acesso a qualificação dos estudantes com a real demanda do mercado de trabalho de tecnologia. Por isso, em colaboração com empregadores e universidades, lançou no Brasil o AWS Skills to Job Tech Alliance, programa que ainda conecta alunos com oportunidades de emprego.

Segundo o estudo The Job Skills of 2024, do Coursera, a escassez global de talentos atingiu seu ponto mais alto dos últimos 17 anos. Muitos líderes empresariais temem que recém-formados não estejam de fato preparados para o mercado de trabalho, um receio agravado pelo rápido crescimento da adoção da inteligência artificial (IA) nos últimos meses.

Para resolver o problema, a AWS, formadores de talentos e instituições educacionais desenvolveram um mapa das habilidades necessárias para os principais grupos de empregos de tecnologia em nível inicial. Esse mapa serviu de ponto de partida do AWS Skills to Job Tech Alliance. As instituições elegíveis terão acesso às ferramentas de pesquisa auto-guiadas da AWS, tais como o mapa de habilidades e de análise de gap curricular.

Desde seu lançamento, em 2023, o AWS Skills to Jobs Tech Alliance já envolveu 78 instituições de ensino e 380 mil estudantes em todo o mundo. O programa baseia-se no compromisso de longo prazo da AWS de reunir a indústria, o governo e as instituições de ensino com o objetivo de melhorar o treinamento de habilidades técnicas e garantir que ele esteja alinhado às necessidades do mercado de trabalho.

Conheça o currículo do AWS Skills to Job Tech Alliance

O currículo do AWS Skills to Job Tech Alliance é enriquecido com cursos que capacitam em habilidades muito buscadas no mercado de trabalho, como computação em nuvem, e com o desenvolvimento de hard e soft skills necessárias para aumentar a empregabilidade destes talentos. Além disso, o programa prevê atividades como feiras de emprego, webinars e painéis em colaboração com empregadores e as instituições de ensino.

As habilidades detectadas pelo programa se aplicam a uma variedade de postos de trabalho, como suporte de TI, análise de dados, Python, analistas de produtos, funções de redes, nuvem e software, entre outros.

Os primeiros colaboradores do programa no Brasil são o grupo Anima, Yduqs e Centro Paula Souza, do lado das instituições de ensino, além da Compass UOL e o Instituto Matera.

AWS Women in Cloud

AWS no Brasil lutam para encontrar talentos diversos, incluindo mulheres e minorias. Apenas 20% da força de trabalho de TI no Brasil são mulheres, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2020). Por isso, parte do programa será dedicado às mulheres por meio da iniciativa Women in Cloud. O foco é inspirar, motivar e conectar estudantes e líderes com oportunidades de qualificação e de trabalho em computação em nuvem, promovendo a inclusão em TI e aumentando o empoderamento feminino.

Women in Cloud já impactou mais de mil mulheres, treinou mais de 500 estudantes em cursos de computação em nuvem e conectou participantes com empregadores e vagas de nível inicial.

Paula Casarini foi uma das mulheres participantes do programa Women in Cloud, que fez transição de carreira para a área de TI. Desde 2023 ela trabalha como arquiteta de soluções na AWS Brasil. “Com o AWS Women in Cloud eu impulsionei a minha transição de carreira de design para a tecnologia por ter sido contratada pela maior operadora de cloud do mercado”, diz Paula. “O etarismo era um fator desafiador para a minha inserção no mercado, um desafio real e desencorajador aos 37 anos de idade. O programa me apoiou e incentivou através da figura de outras mulheres na Tl e de empregadores que buscam fomentar não somente a diversidade de gênero, mas a inclusão de pessoas talentosas, não importando a idade”, finaliza.